Meu nome é Priscila Rezende. Eu nasci em 85, aqui, em Belo Horizonte mesmo. Falar de formação acadêmica… Sou formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard. Formei em 2011. Comecei em 2008. Quando fui fazer performance, eu já estava pensando, assim, em questionamentos e incômodos. Sabe? Coisas que me incomodavam, que eu queria colocar no trabalho e que tinha uma relação mais com meu corpo e com minha vivencia. E, esse impacto que a presença do nosso corpo tem para as outras pessoas… Diante desse espaço de convivência que a gente tem de relação com o outro. Os lugares que a gente vive e como uma simples escolha de como me apresentar para as pessoas era uma coisa tão impactante! Quando eu fiz Bombril, foi o primeiro trabalho que eu fiz pensando nisso. Era realmente colocando esse questionamento racial no trabalho. Assim que eu fui aprofundando… E, aí, isso acabou se tornando essencial para o trabalho. Porque, na verdade, uma coisa foi alimentando a outra: as minhas várias descobertas em relação à negritude e o que isso significava. O que significa ser negra e ser mulher. São milhões de questões e particularidades. Eu queria falar sobre isso! A produção do trabalho também foi me fazendo buscar cada vez mais… Esse lugar para poder colocar minhas inquietações. Que é algo que me interessa muito! Para mim, não é só um trabalho artístico…
O trabalho Barganha, por exemplo, é esse trabalho que eu falo sobre essa mercantilização do corpo negro e foi no CEASA, Centro de Distribuição de Alimentos daqui de Minas Gerais na região metropolitana… Esse trabalho eu convidei uma pessoa, a gente fazia uma caminhada e ela ia me vendendo (…) A proposta para o lugar foi bem pontual, foi crucial para o desenvolvimento do trabalho… Esse corpo estava sendo vendido… Porque eu quero trazer esse lugar de alguém que é silenciada. Essa mulher e esse corpo negro que é visto só como um corpo para atender o deleite do outro, para ficar ali dançando samba nua com seu corpo, como um objeto para atender esse desejo do outro, onde ela não tem uma fala. Ela não é ouvida. (…)
Artista interdisciplinar. Graduada em Artes Visuais, com habilitação em Fotografia e Cerâmica, pela Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais. Transcrição parcial da entrevista realizada pela artista e pesquisadora Janaina Barros Silva Viana com a artista Priscila Rezende no Centro Cultural da UFMG em Belo Horizonte para o arquivo digital Epistemologias Comunitárias em 2019.
TERRITÓRIOS PERFORMATIVOS:
O LUGAR DA POÉTICA:
O LUGAR DA AUTORIA:
1.
RETRATO
Epistemologias Comunitárias , 2019
Priscila Rezende
Laboratório de Culturas e Humanidades (Labcult )
Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Áudio/ Captação de imagem (Skype): Janaina Barros Silva Viana
Registro fotográfico/Cinegrafista: Wagner Leite Viana
Edição de imagens/transcrição/tradução: Rogério Rodrigues
Ana Carolina Horikawa
Supervisão residência pós-doutoral: Maria Aparecida Moura
2.
RETRATO
Epistemologias Comunitárias , 2019
Priscila Rezende
Laboratório de Culturas e Humanidades (Labcult )
Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Áudio/ Captação de imagem (Skype): Janaina Barros Silva Viana
Registro fotográfico/Cinegrafista: Wagner Leite Viana
Edição de imagens/transcrição/tradução: Rogério Rodrigues
Ana Carolina Horikawa
Supervisão residência pós-doutoral: Maria Aparecida Moura
OUTROS TERRITÓRIOS:
Performance Reeducação, 2018
Priscila Rezende
50º Festival de Inverno da UFMG
TV UFMG
CEDECOM Centro de Comunicação UFMG
November 29, 1781 (2018)
Priscila Rezende
Sesc 24 de Maio
Registro de Felipe Bittencourt
Genesis 03: 16, 2017
“E à mulher disse: ‘Multiplicarei grandemente a tua dor,
e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo
será para o teu marido, e ele te dominará.’”
Priscila Rezende
Vídeo: Paulx Castello
Performance Bombril, 2016
Priscila Rezende
projeto Gritem-me Negra!
SESC Pompéia
Registro: Renata Martins
PÁGINAS SOBRE A ARTISTA:
https://www.youtube.com/channel/UCl4J5BN-i0zBdL5OLsXTruQ
http://priscilarezendeart.com/
http://www.projetoraizforte.com.br/priscila-rezende/
http://amlatina.contemporaryand.com/pt/events/eu-nao-sou-uma-mulher/
http://www.scielo.mec.pt/pdf/est/v8n20/v8n20a02.pdf
https://issuu.com/tj70/docs/cat__logo_negros_ind__cios_1_