Sou o Paulo. Me chamo Paulo Nazareth. Esse Nazareth é pela mãe da minha mãe. Nazareth Cassiano de Jesus. Então, Nazareth é um nome e não um sobrenome. Nazareth Cassiano de Jesus. Nascida lá no Vale do Rio Doce, de origem Borum. Eu carrego esse nome porque ela foi enviada para o Manicômio de Barbacena no final de 1944 pra 45. Logo que a minha mãe tinha nascido. Entre os 4 e 8 meses de idade da minha mãe. E, minha mãe nunca viu ela depois disso. E, aí, depois, eu vou aprendendo cada vez…Buscando sobre essa história… Ser Nazareth é ser meu trabalho. Esse me tornar. Então quando eu passo a me nomear Paulo Nazareth isso também é meu trabalho. Eu passo a carregar esse ancestral. Minha avó passa a ser essa espécie de carranca, né? Essa proteção. Esse Egum que anda comigo e que me protege. Isso eu começo a carregar comigo…
Quando eu chego aqui… Quando eu vou nascer a gente tava no Morro do Carapina. A minha mãe desce o Morro do Carapina até o Hospital Santa Terezinha, que ficava no pé do morro, e é lá onde eu vou nascer. E, aí, depois, a minha mãe volta lá pro Morro do Carapina. Aí, a gente vai morar no barraco que era o Barraco de Exu. Porque os barracos de aluguel era um terreiro que tinha sido desativado. Aí, o moço aluga os barracos de santo e a gente fica morando nesse lugar por muito tempo assim. Eu gosto de lembrar essa história porque isso vem aparecer mais tarde muito no trabalho que eu realizo. Então, essa questão do santo, do orixá, do nkisi… Tudo isso… Isso já vem antes de mim… E, eu gosto de pensar isso. Então, é essa relação do trabalho de arte que vai e volta. Eu fico pensando nessas histórias que se chocam. Minha avó. A mãe da minha mãe. E, aí, carregar esse nome é importante pra mim. Costumo pensar que eu carrego esse nome e sou carregado por ele.
Eu de batismo sou Paulo Sérgio da Silva e continuo sendo Paulo Sérgio da Silva. Isso é importante também! Essa relação desses dois nomes. Porque um é o nome. O artista. O outro acaba sendo a pessoa. E, elas convivem no mesmo corpo, mas se apresentam de formas diferentes. Então, é muito importante continuar sendo Paulo Sérgio da Silva, porque Paulo Sérgio da Silva é a pessoa. É o ser comum. É o não-artista. Isso permite eu viver outras situações que o Paulo Nazareth não vive. A questão do documento. Cruzar uma fronteira. Chegar em uma instituição que talvez seja aberta para o Paulo Nazareth, mas esse mesmo lugar é fechado para o Paulo Sérgio da Silva. Então, esse também é o trabalho! Eu sou… E, talvez por eu ser geminiano, né? Também ter esses dois seres em um.
E, aí, o Paulo Nazareth acaba se tornando também essa firma. Eu fico jogando com essa firma lá em Santo Antônio das Figueiras. Que é… a firma. É uma empresa. Firma ou assinatura. Eu fico jogando com isso. Que o artista acaba se tornando essa firma. Essa marca. Quase que uma empresa que produz coisas. E, aí, eu jogo com isso.
Artista visual. Bacharel em Desenho e Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (BH). Apresentou trabalhos no 6° Festival de Arte Negra (2012) e no 8° Festival de Arte Negra (2015). Registros fotográficos realizados pelo artista Wagner Leite Viana no ateliê do artista localizado no bairro Palmital, município de Santa Luzia, Minas Gerais.Transcrição parcial da entrevista realizada pela artista e pesquisadora Janaina Barros Silva Viana na Exposição Faca Cega no Museu de Arte da Pampulha para o arquivo digital Epistemologias Comunitárias em 2019.
TERRITÓRIOS PERFORMATIVOS:
O LUGAR DA POÉTICA:
O LUGAR DA AUTORIA:
1.
RETRATO
Epistemologias Comunitárias, 2019
Paulo Nazareth
Laboratório de Culturas e Humanidades (Labcult )
Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Áudio/ Captação de imagem (Skype): Janaina Barros Silva Viana
Registro fotográfico/Cinegrafista: Wagner Leite Viana
Edição de imagens/transcrição/tradução: Rogério Rodrigues
Ana Carolina Horikawa
Supervisão residência pós-doutoral: Maria Aparecida Moura
2.
RETRATO
Epistemologias Comunitárias , 2019
Paulo Nazareth
Laboratório de Culturas e Humanidades (Labcult )
Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Áudio/ Captação de imagem (Skype): Janaina Barros Silva Viana
Registro fotográfico/Cinegrafista: Wagner Leite Viana
Edição de imagens/transcrição/tradução: Rogério Rodrigues
Ana Carolina Horikawa
Supervisão residência pós-doutoral: Maria Aparecida Moura
OUTROS TERRITÓRIOS:
PIPA 2016 – artistas indicados
Paulo Nazareth
Instituto IP Capital Partners
Matrioska filmes
AfroTranscendence Websérie
Paulo Nazareth – Cap.03, 2016
Direção: Yasmin Thayná
Escrito por Diane Lima
Produção: Haynará Negreiros
NOBRASIL
Bienal de Veneza/ Ribeirão das Neves, 2015
Paulo Nazareth
Programa Agenda
TV Rede Minas
paulo nazareth performances, 2010
arte brasileira – paulo nazareth –
performance – compilação –
varias performances
http://artecontemporanealtda.blogspot.com/
Cine Brasil, 2013
Paulo Nazareth
Cine Theatro Brasil Vallourec
Belo Horizonte (MG)
mani: milho e mandioca na Pampulha, 2006
Paulo Nazareth
mani: milho e mandioca na Pampulha
[mani: cornny and yuca in pampulha complex]
— projecto : plantacion de milho[maiz] y mandioca[yuca]
no complexo arquitetonico da Pampulha…
[ project: corn and yuca plantation in Pampulha Arquitetonic Complex]
A Cidade Onde Envelheço – Trailer 2017
Participação: Paulo Nazareth
Data de lançamento 9 de fevereiro de 2017 (1h 39min)
Direção: Marília Rocha
Elenco: Elizabete Francisca Santos, Francisca Manuel, Paulo Nazareth
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Distribuidor VITRINE FILMES
PÁGINAS SOBRE O ARTISTA:
http://artecontemporanealtda.blogspot.com/
https://www.youtube.com/channel/UCRGEuZ118QdpU3qu_d5oniw
https://vimeo.com/mendeswooddm
http://www.mendeswooddm.com/pt/artist/paulo-nazareth
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa425936/paulo-nazareth
http://www.premiopipa.com/pag/paulo-nazareth/
https://www.forumdoc.org.br/paulo-nazareth/